Existem algumas ações do Estado de São Paulo que são extremamente importante para incentivar a educação básica e fornecer alguns aspectos de cultura e de esportes para a população de renda mais baixa, principalmente nos bairros periféricos, os quais, não contam com uma estrutura de lazer adequada. Um desses programas bem-sucedidos é o Escola da Família, que é uma parceria entre o Governo Estadual e algumas faculdades privadas, cadastradas nesse projeto, o qual, já está indo para o seu décimo terceiro ano e que vem aumentando a participação das escolas participantes, em uma mostra como ele vem sendo bem aplicado.
Conteúdo
O que é a Escola da Família
Para as crianças e adultos que não tem condições de frequentar um clube e não veem nenhum tipo de atrativo em seus bairros, para um programa de lazer que não seja ir a um shopping, o projeto Escola da Família acaba sendo excelente. Já que esse programa abre as escolas públicas aos finais de semanas, para que diversas atividades culturais, esportivas, de saúde ou ainda de trabalho, sejam realizadas com a condução de um aluno de uma faculdade privada.
- Confira o Valor do Salário Mínimo 2025;
- Qual o Piso Salarial 2025 da sua categoria?;
- Veja o Aumento do Salário Mínimo 2025.
Pode ser uma aula de teatro, uma explicação sobre como funciona um determinado modelo de economia, como fazer uma prevenção correta de uma doença, até mesmo uma partida de futebol ou algum outro tipo de esporte, a depender do que cada escola determinar para as suas atividades.
Há uma agenda, a qual, pode ser acessada no site do Governo Estadual, que explica quando cada escola vai receber a Escola da Família e quais atividades serão feitas nesse dia, proporcionando assim uma oportunidade para que as pessoas se organizem e possam participar desse dia inclusivo.
Como se Inscrever no Escola da Família
Para os estudantes de faculdade privada que queiram se inscrever nesse programa criado pelo Governo Estadual de São Paulo e assim receber bolsas em seus estudos, saiba que é necessário somente acessar o link oficial do programa, disponível no site http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/default.asp preencher todos os seus dados e cumprir alguns requisitos, que são:
- Estar devidamente matriculado em uma faculdade de ensino superior conveniado com o Escola da Família;
- Estar sem receber qualquer tipo de bolsa, seja da faculdade, seja do Governo;
- Ter o tempo hábil para estar presente na escola designada durante todos os finais de semana, enquanto o programa durar.
Ganhos do Escola da Família
Assim, ganha-se todos, o aluno que está dando a aula, que tem direito a um desconto em sua mensalidade, o qual, pode chegar a até 100% dependendo do número de aulas que ele dê e das condições do seu contato, sendo pagos 50% pelo Estado e 50% pela própria faculdade, a qual, em contrapartida, recebe isenções fiscais.
Ganha o bairro e os seus moradores, os quais, terão acessos a quadras, livros e salas de aula, para realizaram atividades, as quais, eles não teriam possibilidades de executar, se não fosse esse programa estadual.
E ganha também o Governo, o qual, promove com um custo muito baixo, uma grande inclusão de alguns cidadãos de uma classe social mais baixa, usando de um espaço público, o qual, naturalmente deveria estar aberto aos finais de semana mesmo.
Veja Também:
- Décimo Terceiro Salário;
- Confira o Valor do Salário Mínimo 2025;
- Saiba como receber o Salário Maternidade 2025.
Deixe um comentário