O auxílio acidente 2025 nada mais é do que um benefício previdenciário. O mesmo basicamente serve como uma indenização ao acidentado, em si. O auxílio acidente 2025 vale para lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, que geraram sequelas na pessoa. Tais sequelas que implicam na redução da capacidade para sua atividade laborativa. Vale a pena lembrar que tal benefício não substitui o salário do funcionário.
Na verdade, o auxílio tem efeito cumulativo, ou seja, ele é somando junto ao salário da pessoa. Pensando assim, separamos algumas informações neste artigo sobre o auxílio acidente. Desde como solicitá-lo, a valores, e muitas outras dicas importantes.
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O que é auxílio acidente
O auxílio acidente é um benefício dado para trabalhadores que sofreram algum acidente. Independentemente de qual tenha sido a natureza do mesmo, desde que impossibilite o funcionário de exercitar suas funções, e claro, principalmente de trabalhar. A Tabela do INSS 2025 é o calendário que rege os pagamentos desse benefício.
O auxílio é devido na data de entrada do requerimento do mesmo. Isso claro, caso não estiver precedido do auxílio-doença. Se for este o caso, é necessário aguardar um dia seguinte a cassação de tal programa, eventualmente.
Quem tem direito ao auxílio acidente
Tem direito ao auxílio acidente, certamente, apenas um pequeno grupo de pessoas. Como exemplo, o empregado, seja ele urbano rural e doméstico. Além disso, trabalhadores avulsos e também os segurados especiais.
Já quem é contribuinte individual, ou que é segurado facultativo, não tem direito ao recebimento do benefício. Neste caso, caso sofra algum acidente, terá que arcar com todos os custos e consequências por conta própria.
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Requisitos auxílio acidente
Para requisitar o seu auxílio, é necessário cumprir alguns pré-requisitos exigidos. Abaixo, organizamos para você uma lista destes:
- A qualidade de segurado
- Ter sofrido um acidente, seja ele de qualquer natureza, dentro ou fora de seu expediente de trabalho
- Ter sofrido uma redução parcial, ou até mesmo definitiva, da capacidade para o trabalho habitual. Ou seja, deverá ter ficado alguma sequela de seu acidente
- Um nexo causal entre o acidente e a redução da capacidade. Ou seja, o contexto do acontecimento e principalmente os laudos médicos que comprovem sua nova invalidade.
Lembrando que todo acidente é investigado, e disso, obterá uma resposta definitiva quanto a sua solicitação.
Documento necessário auxílio acidente
Na hora de solicitar o seu benefício, é necessário comprovar e apresentar uma série de documentos. São estes:
- Comprovante do acidente, seja por meio do CAT, decerto, ou boletim de ocorrência, e até mesmo prontuário médico
- Relatórios médicos e exames. Disso, o perito irá avaliar sua sequela, e se há de fato uma redução da capacidade, eventualmente
- Você ainda pode recorrer a decisão negativa, judicialmente. Para tal, apresente os mesmos documentos, além de uma cópia do processo administrativo, cópia do HISMED, e até mesmo o acompanhamento de um assistente técnico. Isso se, claro, for necessário
Agendamento perícia médica auxílio acidente
Se você quer fazer a solicitação do auxílio acidente, é necessário fazer o agendamento INSS 2025 com a perícia médica. Para tal:
- Primeiramente, acesse o site do Meu INSS
- Posteriormente, vá até requerimentos e agende uma nova solicitação. Preencha seus dados e escolha qual benefício quer solicitar
- Depois disso, envie seus dados e aguarde o retorno da entidade. Você será convocado para comparecer a uma sede do INSS para se consultar com o legista
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