Auxílio Acidente 2025

Auxílio Acidente 2025: Valor e Quem Tem Direito

O auxílio acidente 2025 nada mais é do que um benefício previdenciário. O mesmo basicamente serve como uma indenização ao acidentado, em si. O auxílio acidente 2025 vale para lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, que geraram sequelas na pessoa. Tais sequelas que implicam na redução da capacidade para sua atividade laborativa. Vale a pena lembrar que tal benefício não substitui o salário do funcionário.

Na verdade, o auxílio tem efeito cumulativo, ou seja, ele é somando junto ao salário da pessoa. Pensando assim, separamos algumas informações neste artigo sobre o auxílio acidente. Desde como solicitá-lo, a valores, e muitas outras dicas importantes.

Auxílio Acidente 2025
Auxílio Acidente 2025

O que é auxílio acidente

O auxílio acidente é um benefício dado para trabalhadores que sofreram algum acidente. Independentemente de qual tenha sido a natureza do mesmo, desde que impossibilite o funcionário de exercitar suas funções, e claro, principalmente de trabalhar. A Tabela do INSS 2025 é o calendário que rege os pagamentos desse benefício.

O auxílio é devido na data de entrada do requerimento do mesmo. Isso claro, caso não estiver precedido do auxílio-doença. Se for este o caso, é necessário aguardar um dia seguinte a cassação de tal programa, eventualmente.

Quem tem direito ao auxílio acidente

Tem direito ao auxílio acidente, certamente, apenas um pequeno grupo de pessoas. Como exemplo, o empregado, seja ele urbano rural e doméstico. Além disso, trabalhadores avulsos e também os segurados especiais.

Já quem é contribuinte individual, ou que é segurado facultativo, não tem direito ao recebimento do benefício. Neste caso, caso sofra algum acidente, terá que arcar com todos os custos e consequências por conta própria.

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Requisitos auxílio acidente

Para requisitar o seu auxílio, é necessário cumprir alguns pré-requisitos exigidos. Abaixo, organizamos para você uma lista destes:

  1. A qualidade de segurado
  2. Ter sofrido um acidente, seja ele de qualquer natureza, dentro ou fora de seu expediente de trabalho
  3. Ter sofrido uma redução parcial, ou até mesmo definitiva, da capacidade para o trabalho habitual. Ou seja, deverá ter ficado alguma sequela de seu acidente
  4. Um nexo causal entre o acidente e a redução da capacidade. Ou seja, o contexto do acontecimento e principalmente os laudos médicos que comprovem sua nova invalidade.

Lembrando que todo acidente é investigado, e disso, obterá uma resposta definitiva quanto a sua solicitação.

Documento necessário auxílio acidente

Na hora de solicitar o seu benefício, é necessário comprovar e apresentar uma série de documentos. São estes:

  1. Comprovante do acidente, seja por meio do CAT, decerto, ou boletim de ocorrência, e até mesmo prontuário médico
  2. Relatórios médicos e exames. Disso, o perito irá avaliar sua sequela, e se há de fato uma redução da capacidade, eventualmente
  3. Você ainda pode recorrer a decisão negativa, judicialmente. Para tal, apresente os mesmos documentos, além de uma cópia do processo administrativo, cópia do HISMED, e até mesmo o acompanhamento de um assistente técnico. Isso se, claro, for necessário

Agendamento perícia médica auxílio acidente

Se você quer fazer a solicitação do auxílio acidente, é necessário fazer o agendamento INSS 2025 com a perícia médica. Para tal:

  1. Primeiramente, acesse o site do Meu INSS
  2. Posteriormente, vá até requerimentos e agende uma nova solicitação. Preencha seus dados e escolha qual benefício quer solicitar
  3. Depois disso, envie seus dados e aguarde o retorno da entidade. Você será convocado para comparecer a uma sede do INSS para se consultar com o legista
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